Imagens presentes em materiais didáticos, bem como conteúdos educacionais em linguagem visual, como infográficos e histórias em quadrinhos, devem fornecer texto alternativo, de modo que usuários com leitores de tela possam “ler” o conteúdo das imagens. Seguindo os preceitos básicos da Audiodescrição, os textos alternativos devem ser objetivos e sucintos, informando sobre o conteúdo ou a ação existente na imagem. Essas descrições de imagem devem vir logo abaixo da imagem, conforme recomendação da Nota Técnica nº 21/2012, bem como identificado por rótulos entre colchetes: “Início de descrição” e “Fim de descrição”. Para imagens de caráter decorativo, como ícones, podem ser descritos de maneira simplificada, informando somente o gênero da imagem.
Exemplo
Para uma descrição objetiva e coesa, é importante seguir uma sequência lógica na elaboração do texto. Para auxiliar na redação da descrição de imagem, segue abaixo um roteiro básico, inspirado no modelo proposto no documento da SECADI:
- Primeiramente, identificar o gênero da imagem (fotografia, ilustração, gráfico, diagrama, infográfico ou outro);
- Identificar o elemento de destaque, podendo ser um sujeito ou objeto (“um homem”, “um gato”, “um automóvel”);
- Qualificar esse elemento de destaque (“um homem alto”, “um gato preto”, “um automóvel velho”);
- Localizar espacialmente o elemento de destaque (“um homem alto dentro de uma casa”, “um gato preto na rua”, “um automóvel velho na garagem”);
- É interessante também atribuir qualidade ao espaço descrito (“um homem alto dentro de uma casa grande”, “um gato preto em uma rua calma”, “um automóvel velho em uma garagem escura”);
- Sinalizar temporalmente onde a ação ocorre (“Tarde. Um homem alto dentro de uma casa grande”, “um gato preto em uma rua calma à noite”, “Dia. Um automóvel velho em uma garagem”).
É recomendado também disponibilizar versão em tamanho ampliado de cada imagem contida em materiais didáticos, garantindo que pessoas com baixa visão possam identificar detalhes contidos nelas, principalmente em imagens que apresentem grande volume de informações, como infográficos. Para textos contidos em imagens, é importante observar aspectos de legibilidade, como relação texto-fundo e escolha de fontes legíveis.